pct3Artboard 25
Como devo escolher o presente para o Dia dos Pais?
11 de julho de 2018
Como escolher o biquíni perfeito para o seu corpo
11 de julho de 2018

Como é fabricado o Jeans?

GCM_4

O Jeans é um dos tecidos prediletos dos brasileiros, a sua praticidade e resistência são uma das suas principais características. Além disso, ele pode se adaptar bem à diversas ocasiões, tudo depende da lavagem e da modelagem a qual é submetido.
Essas qualidades fazem do Jeans um tecido curinga, no entanto, mesmo vestindo peças confeccionadas com ele praticamente todos os dias, muitas pessoas ainda não sabem o quanto a sua fabricação pode ser complexa e minuciosa. Por isso hoje, vamos contar um pouco sobre a história do Jeans e como ele é fabricado.
História do Jeans
O Jeans surgiu na França na cidade de Nimes, mas se tornou popular apenas quando o comerciante alemão Oscar Levi Strauss começou a fabricar a peça na cidade de Maryland nos Estados Unidos em meados de 1850. Esse período marca o ápice da mineração na Califórnia. Época que os mineiros precisavam de um tecido resistente para trabalhar e o Jeans se enquadrava perfeitamente nessa condição.
Com o passar do tempo e alguns experimentos os fabricantes do tecido descobriram que o tipo de lavagem poderia deixar a peça mais macia o que por consequência poderia adaptar o tecido para outros usos.
Fabricação do Jeans
Muita gente não sabe, mas o Jeans é feito de algodão. Então todo processo começa no campo onde o algodão é colhido. Logo após ele é levado para a fábrica, nesse local ele passa por uma máquina responsável por desembaraçar e pentear os fios. No fim do processo ele se transforma no denim, um material de algodão bem resistente.
Após esse passo, ele é tingido de amarelo, isso acontece porque o índigo (pigmento azul que dá cor aos jeans) se dilui apenas em uma solução de hidrogenossulfureto de sódio que confere ao material o tom amarelado. Depois ele é imerso na solução azul que confere a sua cor real e é tratado com amido. Após o tratamento as maquinas de tear estão prontas para tecer a versão finalizada do tecido e aí ele está pronto para ser cortado e modelado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

//]]>