Como funciona o calendário internacional de moda?

Gigi Hadid
Radar de Estilo – Gigi Hadid
1 de junho de 2017
04-1
Moda masculina para o verão 2018
12 de junho de 2017

Como funciona o calendário internacional de moda?

blog01

Como funciona o calendário internacional de moda?

Hoje vamos entender um pouquinho como funciona o calendário internacional de moda ao redor do mundo. O primeiro semestre é a época mais agitada para o mercado da moda, e atrai olhares de estilistas e fashionistas de todos os lugares. Elas sempre iniciam com coleções masculinas, seguidas da alta costura e finalizando com as famosas “prêt-à-porter” que no francês significa, pronto para o uso.


Os desfiles internacionais acontecem no primeiro semestre em Nova York, Londres, Milão e Paris e se referem ao outono daquele mesmo ano e inverno do próximo ano, seguindo como referência o hemisfério norte. Estas coleções geralmente chegam às lojas em setembro e ficarão até março do ano seguinte. Já os desfiles das coleções primavera/verão internacionais são apresentadas em fashion weeks ou semanas da moda do segundo semestre, e estarão disponíveis nas lojas de março a setembro do próximo ano.

No nosso caso, a São Paulo Fashion Week segue as tendências internacionais, porém se adaptam ao mercado brasileiro. Desta forma, lançam o verão do próximo ano no primeiro semestre, e o inverno no segundo semestre do ano anterior. Algumas marcas optam por lançar coleções extras durante o ano, são as chamadas Resorts/Cruises e Pre-Falls pois fazem uma prévia da próxima estação.

É importante lembrar que 43ª edição da São Paulo Fashion Week abriu a sua temporada de inverno com moda comercial, aproximando a passarela ao calendário do varejo com desfiles que focam no consumo imediato – see now, buy now. O see now, buy now exigirá maior estratégia de produção e um calendário que nem todas as marcas conseguirão adotar, mas que estão se esforçando para se adaptar.

E se você não quer perder nenhum destes momentos, acompanhe a programação abaixo com os principais desfiles do segundo semestre:

Junho Verão 18
09 a 12: London Men’s
13 a 16: Pitti Womo Florença
17 a 20: semana masculina em Milão
21 a 25: semana masculina em Paris

Julho
02 a 06: Alta Costura Inverno 17/18
10 a 13: semana masculina em Nova York Verão 18

Setembro Verão 17/18
07 a 14: Nova York Fashion Week
15 a 19: Londres Fashion Week
20 a 26: Milão Fashion Week
29/09 a 04/10: Paris Fashion Week

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

//]]>